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ATRACAÇÃO MEDITERRÂNEA

O que acontece quando não há espaço suficiente no cais para uma série de navios ou barcos atracarem?

por Dhiego Mota, 30/09/2017

 Ou o que acontece quando há uma rampa na popa do navio que o conecta ao porão? A resposta é que o navio deve ser amarrado perpendicular ao cais com a sua popa (superfície) paralela ao molhe. Então a manobra é chamada de "Amarração Mediterrânea".


A amarração mediterrânea, também conhecida como "med mooring", é uma técnica para amarrar um navio ao cais em um ângulo perpendicular. O navio ocupa assim menos espaço, pois está conectado a um comprimento fixo do cais ao longo da sua boca em vez do seu comprimento. A desvantagem da amarração mediterrânea é que é mais provável que resulte em colisões e que não seja prático em águas profundas ou em regiões com grandes marés.


A amarração mediterrânea pode ser feita de duas maneiras. Os navios podem atracar com a Popa ou a Proa para o cais, dependendo da conveniência ou preferência da tripulação, mas, em ambos os casos, uma âncora é arriada na extremidade oposta daquela que se aproxima do píer, de tal de modo que uma extremidade permaneça fixa ao cais e a outra com a âncora no fundo.

atracacao mediterranea
CASO 1: (De POPA)
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*SCOPE 7:1 - Quantidade de quarteladas a ser arriada baseado na distancia vertical entre a Proa e o fundo.
CASO 2: (De PROA)
Atracar com a PROA para o cais é muito mais fácil do ponto de vista de manobrabilidade. Um Cabo de cada alheta é preso à amarra para restringir qualquer movimento lateral. Dois cabos são passados para o píer como no caso anterior. Este tipo de atracação com a proa par ao cais é utilizado quando se tem um alto fundo ou protuberância próximo ao píer que impeça de atracar de popa.