free web page creator

ATRACAÇÃO BÁLTICA

Quando existe um vento e/ou corrente muito forte em direção ao cais, e não há rebocadores para auxiliar na manobra de atracação, o que fazemos?

por Dhiego Mota, 16/09/2017

A ajuda vem de um dos símbolos mais conhecidos no meio marítimo, a âncora. A atracação é realizada com a ajuda do “ferro” e um cabo saindo da popa, esta manobra é conhecida como “Atracação Báltica”.A atracação báltica ou também amarração báltica, de forma geral é bem simples e prática, a seguir descrevo o passo a passo de forma didatica:


1- Aproximar paralelamente ao cais e bem devagar, parar a uma distância que varia conforme o comprimento e deslocamento do navio, mas que pode ser em torno de 1 a 1,5 vezes o comprimento do navio.


2- Largar o ferro de fora até um determinado comprimento, que depende da profundidade, mas caso esta profundidade seja pequena, segurar o ferro quando este tocar o fundo, trazer um cabo da POPA (resistente o suficiente), navios que realizam esta manobra com regularidade possuem cabos específicos para esta manobra, e então conectar o cabo a amarra.


3- Arriar o ferro simultaneamente com o cabo da popa, deixando-o sempre teso. Então o navio vai cair paralelamente ao cais.


4- Após, o navio encostar no cais, proceder com a amarração normalmente.


Na desatracação a ancora e o cabo irão auxiliar para o afastamento também, devendo apenas colher ambos.


No Brasil alguns portos utilizam manobras bem semelhantes, apenas não utilizam o cabo da popa, mas o princípio é o mesmo.